domingo, 29 de julho de 2007

MENSAGEM AOS JOVENS

A juventude é o amanhã da vida. Não é um capitulo separado do restante da existência nem é o prefacio de um livro. É a premissa de tudo. É a semente de onde brota tudo. É o alicerce sobre o qual deve apoiar-se o grande edifício da vida.
São vocês mesmos jovens, que estão preparando suas vidas para o amanhã.
Se à meia-noite vocês olharem o nascente, porque de lá virá a luz, vocês olharão por muito tempo e poderão até pensar que é inútil. Mas se continuarem insistindo e olharem uma segunda vez, uma terceira vez, vocês irão divisar um raio de luz na alvorada. E todo o panorama circundante se iluminará.
Duas coisas foram necessárias: a perseverança em olhar e a existência da luz.
Para todas as grandes coisas exigem-se lutas penosas e um preço muito alto. A única derrota da vida é a fuga diante das dificuldades. O homem que morre lutando é um vencedor.


Pe Tiago Alberione
Fundador da Família Paulina


Estimados (as) e admiráveis combativos (as) companheiros (as) de lutas estudantis e porque não, companheiros (as) de lutas revolucionarias, Se é de revolução que o nosso país, estado e município tão desigual e injusto está precisando!

Esta mensagem quer ser para nós um encorajamento, fortalecimento e um novo ânimo nesta que parece ser uma interminável luta, além de tentar suavizar as nossas penosas lutas nesses últimos dias!

Pois bem, companheiros (as), lutar é vencer e vencer é lutar! “A maior riqueza não está no produto final obtido, mas no caminho percorrido!”

“Amanhã será um lindo dia, da mais louca alegria que se possa imaginar! Amanhã redobrada a força pra esse mar que não cessa! Amanhã mesmo que uns não queiram, será de outros que esperam ver o dia raiar!”

“Nunca, nunca, nunca, nunca desista!...
Sempre existe esperança. Quando toda a esperança houver desaparecido, o mundo terminará. E não pense em apenas uma vela, quando procura sobrepujar a escuridão da desesperança. Se todos acendessem uma vela, poderíamos transformar a noite mais escura no dia mais claro...”
Muito provavelmente nós sairemos “derrotados” nessa luta. Mas, ninguém por justiça poderá negar que Barreiras e a postura de nossos governantes não serão mais a mesmas. Sim, poderemos sair “derrotados” mas, os germes de uma nova civilização, sociedade e mentalidade substantivada na justiça, ética, honestidade, transparência, lealdade, no combate e na luta “pelo bom, justo e melhor” dos estudantes, de Barreiras, da Bahia, do Brasil e do mundo foram implantados e espalhados. Nós poderemos dizer como o apostolo São Paulo: “Combati o bom combate!”

Nós protagonizamos as mais belas páginas da HISTÓRIA.
Para nós a HISTÓRIA não esta encerrada e determinada. Está em construção e nós não nos furtamos de participarmos desse processo de construção, não quisermos somente fazer parte dela como meros espectadores, nós optamos por vivê-la, influenciá-la e sermos sujeitos dela. Não quisemos sair na foto daqueles que somente foram atrás do trio elétrico, de Ivete Sangalo, do axé, pagode, forró,... Nós desejamos e lutamos por muito mais do que “diversão e arte”.
Se valeu/valerá a pena? Aqui lembro do grande poeta lusitano Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!” Sim, é verdade, todo cansaço, sonho, combate, toda dor, esperança, ilusão, desilusão e luta terão valido a pena (valerá a pena), pois, com certeza, nossa alma não é pequena!

“Nossos inimigos dizem:
“a luta terminou!”
Mas nós dizemos:
“ela começou!”
Nossos inimigos dizem:
“a verdade está liquidada!”
Mas nós dizemos:
“nós ainda a conhecemos!”
nossos inimigos dizem:
“mesmo que ainda se conheça a verdade, ela não pode mais ser divulgada!”
Mas nós a divulgamos”
(Bertold Brecht)

Peço desculpas por ter sido extenso nesta, mas é que não poderia me calar neste momento!
Para finalizar gostaria de deixar a frase Daquele que revolucionou o mundo e é tido por alguns como o maior socialista que já existiu, JESUS CRISTO! Ei-la:

“CORAGEM, EU VENCI O MUNDO!”

Companheiro C.R.J.
Barreiras, 27 de julho de 2007.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como estudante que sou, quero me unir a essa luta que é de todos nós. Registro apenas que está havendo um imenso equívoco do movimento quando não teve habilidade em iniciar esse processo, solicitando a uma única vereadora que propuzesse o Projeto de Lei, preterindo todos os outros. Mesmo já havendo em tramitação naquela Câmara Municipal um outro projeto de Lei sobre o mesmo tema que está tramitando até hoje. Acho que os vereadores se ofenderam com essa tentativa de promoção da vereadora Rellys Falações e certamente não irão votar o PL dela. Mas nós, enquanto estudantes teremos que continuar na luta pois ainda há tempo para recomeçar. Com habilidade. Tentemos dialogar com correção com os vereadores pois só eles poderão mudar essa situação atual. Saudações. Carlos.