sexta-feira, 17 de agosto de 2007

A MARCHA DOS INDIGNADOS (vídeo da manifestação)




No dia 8 de agosto de 2007, nós, estudantes de escolas, colégios e universidades de Barreiras “vestimos a camisa da indignação” e saímos em passeata, manifestando toda nossa revolta e repúdio à Câmara Legislativa de Barreiras.
Saindo da praça Castro Alves, ponto de muita simbologia para o MEU, pois era lá onde nos reuníamos todos os domingos; gritamos, apitamos, berramos e cantamos nossos gritos de guerra com toda euforia. O destino foi a Câmara Municipal de Barreiras e a intenção foi exigir dos vereadores a aprovação do nosso Projeto de Lei.
Na frente de nossas faces sempre um nariz de palhaço em evidência e à frente de nossa passeata uma carroça conduzida por um jumento, simbolizando o legislativo de Barreiras: decadente, devagar e obsoleto!
Durante o percurso da passeata distribuímos o que viria a ser a justificativa para que os oito pau-mandados da ATCB aprovassem o seu projeto substitutivo. Era o segundo panfleto produzido pelo MEU, “VEREADORES OU PAU-MANDADOS?”, que foi alvo de crítica e polêmica devido constar nele a caricatura dos 11 vereadores com seus codinomes. A população simplesmente adorou, mas os vereadores não, por isso resolveram, por pura picuinha e vingancinha barata, aprovar o PL da ATCB.
Chegando lá, invadimos a “Casa do Povo” pacificamente, fazendo muito barulho, gritando para todo mundo ouvir nossa indignação. Nisto, a Câmara lotou. A cólera estava tomando conta de nós, no entanto não agimos com violência. Pelo contrário, fomos vítimas de violência. Alguns dos capachos de nossos vereadores nos agrediram fisica e verbalmente, tentando coagir nossa luta.
A reação dos vereadores não foi outra diante de todos nós: ficaram espantados, pasmos, surpreendidos, atônitos. Claro! Nunca tinham visto em Barreiras a classe estudantil organizada para cobrar um direito legítimo. E a ação deles diante da multidão de estudantes foi bem previsível: se tratando de pessoas covardes, eles correram!Correram, mas não esqueceram dos deboches de praxe. A vereadora Beza emitiu dezenas de beijinhos de insânia a todos. O vereador Heronildo ficou branco quando nos viu, mas não sabemos se foi de susto ou de medo; e ainda queria nos dar uns refrigerantes, dizendo que nós estávamos muito nervosos e precisávamos nos acalmar.
Bem, a sessão do dia foi cancelada pelo presidente Luiz Holanda. Ninguém percebeu, mas ele cancelou mesmo assim! Todos eles foram embora pra suas casas, nos seus carros; mas a gente ficou lá ainda um tempinho, protestando! E depois fomos embora também, só que de outra maneira: à pé ou de ônibus. Contudo, fomos de cabeça erguida, cantando o “hit” de Geraldo Vandré “pra não dizer que falei das flores” com a sensação de dever cumprido: naquele dia conseguimos colocar pressão na corja toda!
A mídia, infelizmente, só cobriu parte do nosso protesto nas ruas. Não condenamos ninguém por isso, mas pedimos que numa próxima oportunidade os meios de comunicação queiram saber de tudo que ocorreu para não divulgarem uma notícia incompleta e deixar a população a mercê de meias-verdades.
Realmente o 8 de agosto ficou marcado para a Memória do Movimento Estudantil Unificado de Barreiras. E pra não esquecer nunca, e sempre relembrar esse dia histórico, colocamos em anexo neste texto um vídeo amador que uma de nossas militantes gravou com o celular e que representa todo nosso desprezo à incompetência e à negligência do legislativo de Barreiras.
E pra todos aqueles que ainda acreditam que nossa luta é em vão, cantaremos inúmeras vezes...
NAS ESCOLAS, NAS RUAS! QUEM DISSE QUE SUMIU?! AQUI ESTÁ PRESENTE O MOVIMENTO ESTUDANTIL!...
NAS ESCOLAS, NAS RUAS! QUEM DISSE QUE SUMIU?! AQUI ESTÁ PRESENTE O MOVIMENTO ESTUDANTIL!!!!!

Acesse http://br.youtube.com/watch?v=fAssZPIvdsk e veja do que o estudante de Barreiras é capaz de fazer quando está revoltado! Indignado! Insatisfeito!
E comente! Seu comentário é muito importante pra nós!

Desistir... nunca! Render-se .... jamais!
FORÇA NA LUTA
COMPANHEIROS!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que um dos maiores feitos alcançados pelos blogs nos últimos anos no mundo é a capacidade de descentralizar a informação da mídia tradicional. Mesmo que a quantidade de brasileiros conectados à internet ainda seja relativamente pequena, o poder de alcance que um bando de blogueiros conseguem juntos obter é tamanho. Talvez estejamos iniciando a época em que o blog seja mais poderoso que a caneta, porque a caneta já é mais que a espada há muito tempo. Mais vale uma palavra escrita em um blog do que um texto em um pedaço de papel!
A revolução estudantil em Barreiras ainda vai crescer muito! Es tá só comeando... Parabéns a todos os militantes!

Anônimo disse...

ADOREI OS VIDEOS ESTÃO OTIMOS!PARABÉNS!!!!!!!!!FORÇA NA LUTA COMPANHEIROS!AGORA VAMOS TENTAR IMPOR A DERROTA A ESSE legislativo!OS VIDEOS ESTÃO MAGNIFICOS!MARAVILHOSOS!FALTA NOMENCLATURA E TERMINOLOGIA PARA QUALIFICÁ-LOS!