sábado, 18 de agosto de 2007

VOTAÇÃO DO PROJETO!!!!!!!!!!!!!

Confira os vídeos no final do texto.

Finalmente o Projeto de Lei nº 001/2007 foi votado. Mas não foi o Projeto dos estudantes, foi a proposta apresentada pela empresa, ou melhor, pela “Associação” que representa o interesse das empresas. Foi um Projeto substitutivo ao nosso!
Quando completou exatos 5 meses e 01 dia de tramitação do projeto, a constante presença na Câmara Municipal de Barreiras muito ensinou, indignou e revoltou. Muitas vezes esteve na pauta de nossas discussões a postura equivocada dos “nossos” representantes e suas “auto-representações”. Muitas vezes fomos às escolas, salas de aulas, faculdades e universidades (presencialmente e virtualmente) chamar os estudantes para a luta. Foram poucos os que atenderam ao chamado, e foram menos ainda os que continuaram firmes diante de todos os obstáculos postos.
Infelizmente, depois de quase 17 anos da existência da lei de PASSE ESTUDANTIL e mais de 1 ano de luta por uma nova legislação de MEIA PASSAGEM ESTUDANTIL, a maioria esmagadora, corrupta, despolitizada e insensata do legislativo barreirense votou por um Projeto de Lei que conseguiu RETROCEDER OS NOSSOS DIREITOS. E muito! Saímos perdendo direitos e a comunidade estudantil de Barreiras não está nem aí!
Agora, mais do que nunca, iremos viver na pele e no dia-a-dia as limitações impostas. E legitimadas pelos vereadores. As praticas abusivas das empresas foram TODAS legitimadas! Foi uma votação de “picuinha”. Os vereadores debochavam (principalmente Beza e Luiz Holanda, que cochichavam e riam do alto da mesa diretora dos trabalhos da sessão) das nossas reivindicações e manifestações. E enquanto nos manifestávamos – fomos com tarjas de censura, mas jamais poderíamos nos calar nesse momento, como jamais fizemos – o “presidente” conduziu “tratoradamente” a votação do Projeto de Lei. É certo, que jamais na história política dessas criaturas tiveram uma oposição tão ferrenha ideologicamente como o Movimento Estudantil Unificado.
Apenas dois votos contra as proposições absurdas apresentadas: Kelly e Heronildo (para nossa surpresa). Sim, os vereadores que votaram, não refletiram, definitivamente, sobre essa ação nem a implicação direta em nossas vidas. Eles desejaram e ainda desejam prejudicar os que lutaram e lutam. Mas TODOS E TODAS ESTUDANTES saíram prejudicados no final.

A sensação de impotência tomou conta de muitos de nós, alguns inclusive se sentiram derrotados. No entanto, para os que lutaram e ainda lutam bravamente, não houve derrota. Para todos que estiveram AUSENTES, OMISSOS e COMO ESPECTADORES, houve muito mais perdas do que qualquer noite, tarde, final de semana ou momento utilizado em prol da luta coletiva. Infelizmente, apenas os que participam saem ganhando neste caso (nós evoluímos muito como ser humano, ser político e cidadão), e toda nossa dedicação pela coletividade não teve êxito para a aprovação de uma nova lei, mas porque os maiores interessados – os próprios estudantes – não estavam ativos nesta luta.
Apenas um recado e um segredo: o legislativo não sabe que nós nos alimentamos de injustiças, de indignação. Portanto, estamos cada vez mais fortalecidos. A luta não terminou, ela continua! Espero que num futuro – bem próximo, tenhamos VOCÊS participando e na próxima batalha tenhamos êxito total!
.
.
.
Esse vídeo é o da reportagem no telejornal sobre a votação:
http://br.youtube.com/watch?v=c5y7f4CXzAU
E esse outro vídeo representa parte do que passamos no dia 14 de agosto:
http://br.youtube.com/watch?v=iCWFMg-_jz0

Confira e comente!
.
.
.
Saudações estudantis e revolucionárias!
FORÇA NA LUTA!... sempre!

Nenhum comentário: